Mais um adolescente foi assassinado no Grande Recife. O crime, desta vez, aconteceu em Maranguape II, em Paulista. Informações extraoficiais dão conta de que o garoto foi identicado como Pedro Felipe Lorenço da Silva. Ele era conhecido na área como "Esquilo".
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado por uma equipe de Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Norte, nesta sexta (1º).
"Um adolescente de 15 anos, foi encontrado sem vida, com perfurações de arma de fogo, em via pública", disse a nota. Segundo relatos de testemunhas repassados para a polícia, a vítima teria ido ao local se encontrar com uma garota.
Ao chegar a uma área conhecida como Riacho da Prata, foi surpreendido por dois desconhecidos em uma motocicleta, que realizaram disparos, fugindo em seguida. "As investigações seguem até o esclarecimento do ocorrido", acrescentou.
O corpo do adolescente foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), na área central do Recife. Na quinta (29), uma menina de 15 anos foi baleada no Alto do Eucalipto, no Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife. No ataque a tiros, um homem morreu. A jovem foi levada para o hospital e teve alta.
Números
Em fevereiro deste ano, o Instituto Fogo Cruzado divulgou dados sobre crianças e adolescentes baleados no Grande Recife.
Antes do caso desta sexta, emPpaulista, a Região Metropolitana do Recife somava, em 2024, quatro crianças e 20 adolescentes baleados.
Entre as vítimas, duas crianças e 15 adolescentes morreram. Entre as 24 crianças e adolescentes baleados em 2024, cinco foram atingidos quando estavam dentro de casa.
Ano passado
Em 2023, entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro, uma criança e 14 adolescentes foram baleados na região metropolitana do Recife; entre as vítimas, 10 adolescentes morreram.
Entre as 15 crianças e adolescentes baleados em 2023, neste mesmo período, três foram atingidos dentro de casa.
Com 24 crianças e adolescentes baleados, 2024 tem o pior começo de ano para crianças e adolescentes da série histórica do Fogo Cruzado.
Veja dados
2024: 24 baleados - 4 crianças e 20 adolescentes
2023: 15 baleados - 1 criança e 14 adolescentes
2022: 23 baleados - 2 crianças e 21 adolescentes
2021: 13 baleados - 1 criança e 12 adolescentes
2020: 14 baleados - 3 crianças e 11 adolescentes
2019: 19 baleados - 1 criança e 18 adolescentes
Instituto
O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.
Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 50 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife, de Salvador e de Belém.
Por meio de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente.