19/02/2023 às 10h24m - Atualizado em 19/02/2023 às 14h34m
Galo da Madrugada 2023 bate próprio recorde e ultrapassa marca de 2,5 milhões de foliões no Carnaval do Recife
Em percurso de 6,5 quilômetros pelas ruas do Centro do Recife e com nove horas ininterruptas de música ao vivo, o Galo da Madrugada ultrapassou a marca de mais de 2,5 milhões de foliões
Maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada celebrou, neste Sábado de Zé Pereira (18), em seu 44º desfile, o frevo, o centenário de Enéas Freire, idealizador da agremiação, e a retomada de um desfile que encerrou o hiato de dois anos de suspensão da folia por causa da covid-19.
Segundo a organização do Galo da Madrugada, o bloco superou as expectativas e ultrapassou a marca de mais de 2,5 milhões de foliões na volta do Carnaval.
Em percurso de 6,5 quilômetros pelas ruas do Centro do Recife e com nove horas ininterruptas de música ao vivo, o Galo da Madrugada deste ano ficará na história.
A volta do desfile, após quase três anos sem sair às ruas, faz lembrar o tempo em que a agremiação foi criada: em 23 de janeiro de 1978, com o intuito justamente de trazer de volta, às ruas da capital pernambucana, o Carnaval de rua, em declínio naquela época.
O Galo da Madrugada teve como tema Viva a Vida, Viva o Frevo, Viva Enéas e ainda fez homenagem ao saudoso artista plástico Ary Nóbrega e o cantor Claudionor Germano.
O desfile começou às 9h, com saída do Forte das Cinco Pontas e destino à Rua do Sol. Ao todo, foram seis carros alegóricos e 30 trios elétricos.
A alegria do circuito foi comandada, ao longo de nove horas e meia ininterruptas, por nomes já consagrados da música pernambucana, como Gustavo Travassos, Quinteto Violado, Almir Rouche, André Rio, Marron Brasileiro, Gerlane Lops, Bia Villa-Chan, Geraldinho Lins e Nena Queiroga, entre outros.
Os 30 trios do Galo da Madrugada tiveram à frente os artistas locais, com convidados de outras partes do País. Entre eles, a paraibana Juliette, que esteve no Galo da Madrugada pela primeira vez. Também estiveram presentes Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Pabllo Vittar, Maria Gadú e Luiza Possi.