16/02/2018 às 09h14m - Atualizado em 16/02/2018 às 13h03m
Secretaria Estadual de Educação parabeniza alunos, professores e gestores das EREMs e ETEs que participaram do Bloco dos Estandartes em Timbaúba; veja fotos
Mais de 60 escolas da Rede Pública Estadual se juntaram aos timbaubenses para percorrer as ruas do município com muito frevo no pé. Cinco mil pessoas participaram do desfile, diz PM.
Foto: Gil Menezes/SEE
Na quinta-feira (08/02), na semana pre-carnavalesca, o município de Timbaúba, localizado Zona da Mata Norte do Estado, abriu os braços para receber o Bloco dos Estandartes. A concentração aconteceu na Praça do INSS, onde tiveram atividades culturais do município como o Bumba meu boi e os personagens da cultura local, além de uma feirinha de artesanato com artistas do município que apresentaram suas artes. Mais de 60 escolas da Rede Pública Estadual se juntaram aos timbaubenses para percorrer as ruas do município com muito frevo no pé. De acordo com a Polícia Militar cerca de cinco mil pessoas participaram do desfile.
O bloco, que sai desde 2008, já homenageou vários artistas e ritmos musicais, entre eles: Reginaldo Rossi, Ariano Suassuna, Clube do Frevo e Caboclinhos. Este ano, a homenagem foi aos “10 anos da Política Pública de Educação Integral em Pernambuco”. Na ocasião, orquestras tocavam músicas carnavalescas a todo instante com representações das bandas musicais de algumas escolas.
O projeto teve como objetivo resgatar, contextualizar e vivenciar o ciclo carnavalesco e seus elementos compositivos como dança, música, figurinos e maquiagens. A fim de cumprir uma valorização do patrimônio cultural pernambucano e sua diversidade, sobretudo, pesquisar, discutir, apreciar o ciclo carnavalesco e produzir a partir das vivências geradas no ambiente escolar.
“No que a escola constrói seu estandarte, ela traz o que existe de melhor para fora da escola, além de fortalecer a identidade dos estudantes. Promover esse encontro é proporcionar que eles troquem conhecimentos e conheçam a identidade do outro”, falou o secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra.
O evento, organizado pelas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) vinculadas à Secretaria Executiva de Educação Profissional, foi desenvolvido pelos estudantes e professores que vivenciaram abordagens sobre o carnaval e os valores culturais pernambucanos por meio das manifestações populares: frevo, samba, maracatu, Bumba meu boi, entre outros elementos como vivencias do currículo escolar.
“Fomos muito bem recepcionados e gostei bastante de participar pela primeira vez do bloco. Foi muito divertido, principalmente, na hora em que o caminhão-pipa jogou água na gente. Poder conhecer pessoas novas e saí de Recife para Timbaúba foi uma experiência incrível. Pretendo voltar mais vezes”, contou a estudante da EREM Sizenando Silveira, Evelin Victoria.
Créditos das fotos: Gil Menezes/SEE