06/02/2025 às 22h12m - Atualizado em 06/02/2025 às 22h26m
Chuvas no Grande Recife deixam sete mortos e mais de 400 desalojados
Recife registrou cinco das vítimas, enquanto as outras duas ocorreram em Camaragibe e Paulista; 404 pessoas estão desalojadas
As fortes chuvas que atingiram o Grande Recife entre a quarta-feira (5) e esta quinta-feira (6) resultaram na morte de sete pessoas. O Recife registrou cinco das vítimas, enquanto as outras duas ocorreram em Camaragibe e Paulista, ambas na Região Metropolitana.
Ao todo, Pernambuco tem 404 pessoas desalojadas e 26 desabrigadas em quatro municípios. No Recife, 199 pessoas estão desalojadas. A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC) informou que há ocorrências registradas também em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista. O balanço aponta que Jaboatão dos Guararapes tem 36 pessoas desalojadas, Olinda contabiliza 49 desalojados e 26 desabrigados, e Paulista soma 120 desalojados.
- Desabrigados: pessoas que perderam suas moradias e precisam de acolhimento em abrigos públicos temporários.
- Desalojados: indivíduos que precisaram deixar suas casas, mas encontraram abrigo temporário com familiares ou amigos.
Consequências das chuvas
As precipitações das últimas 48 horas impactaram os níveis dos rios monitorados no estado. O rio Capibaribe Mirim, em Itambé, atingiu cota de inundação, mas apresenta tendência de descida. Em cota de alerta, estão os rios Capibaribe, em São Lourenço da Mata, e Capibaribe Mirim, em Timbaúba. Já os rios Siriji, em Vicência, Ipojuca, em Primavera, e Sirinhaém, em Gameleira permanecem em cota de pré-alerta.
LEIA TAMBÉM:
Jovem morre eletrocutado e sobe para sete número de mortes por causa da chuva no Grande Recife
Deslizamento de barreira mata mãe e filha no Recife
Homem é arrastado por correnteza causada pelas chuvas e morre, em Camaragibe
Homem morre em alagamento no Centro do Recife; suspeita é de choque elétrico
Redução do nível de alerta no Recife
A Prefeitura do Recife informou, em comunicado oficial na tarde desta quinta-feira (6), que o nível de alerta da cidade foi reduzido para o estágio laranja. Apesar da mudança, a recomendação das autoridades é que a população evite deslocamentos desnecessários.
A atualização do nível de alerta ocorreu após a liberação de vias que estavam interditadas devido aos alagamentos e quedas de árvores.