Vem para ubafibra | Ubannet (81) 3631-5600

01/02/2025 às 16h54m - Atualizado em 01/02/2025 às 17h07m

Mães denunciam que Prefeitura de Timbaúba encerrou convênio com a ADAT deixando 200 crianças e adolescentes sem atendimentos terapêuticos e psicossociais

Último repasse de recurso do município para instituição foi em novembro

adat_1

Mães de crianças e adolescentes que são atendidas pela ADAT – Associação Cultural e Apoio às Pessoas com Deficiências e Amigos de Timbaúba denunciaram ao Agora Nordeste que a Prefeitura de Timbaúba encerrou o convênio entre a instituição e o Governo Municipal. Neste momento, 200 crianças e adolescentes com deficiências física, auditiva e intelectual estão sem atendimentos terapêuticos e psicossociais.

A reportagem do Agora Nordeste procurou informações sobre o assunto com a presidente da ADAT, Katiane Galvão, que confirmou que nesse exato momento não existe convênio entre a associação e o município. Ela explicou que o motivo da paralisação dos atendimentos é porque a Prefeitura só quer renovar o convênio provavelmente a partir de março. E se acontecer a retomada do convênio, o Governo Municipal também propôs em diminuir 33,3% do valor do repasse a instituição.

Ainda segundo informações, a ADAT ainda não recebeu o pagamento do repasse do mês de dezembro. E sem o convênio ativo não receberá janeiro e fevereiro. Atualmente, a instituição vive a incerteza da regularização do pagamento e a renovação do convênio.

Se não tiver o apoio do município, a ADAT pode encerrar as atividades e prejudicar a vida de centenas de famílias que dependem do local. Além disso, a ausência de atividade na associação irá acarretar na devolução do transporte PE Conduz ao Governo de Pernambuco. Esse é um transporte adaptado que ajuda na locomoção de crianças e adolescentes com deficiências física, auditiva e intelectual.

As mães apelam por sensibilidade do prefeito Marinaldo Rosendo, e que ele tenha um olhar especial para essas 200 crianças e adolescentes e regularize esses problemas o mais rápido possível, pois seus filhos dependem dos atendimentos da ADAT.

Desde 2011 que existe o convênio entre ADAT e Prefeitura e nunca se cogitou o encerramento. A ADAT, localizada em frente à Praça Jáder de Andrade, nº 89, foi fundada em 2003, e se tornou referência no desenvolvimento de ações voltadas para atendimentos terapêuticos e psicossociais às crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, seja intelectual e/ou motora. Além disso, promove atividades culturais aos familiares de pacientes e voluntários da comunidade, com o intuito de desenvolver sua integração e resgate social, educacional, cultural e profissional bem como promover seu bem estar e qualidade de vida.

O Agora Nordeste entrou em contato com a gestão solicitando pronunciamento sobre o fim do convênio e o atraso do repasse de dezembro a ADAT, mas até a publicação dessa matéria não obteve respostas. O espaço segue aberto para esclarecimento.

Comentários

Comentário pelo Facebok
Outros comentário

Outras notícias