30/01/2023 às 08h03m - Atualizado em 30/01/2023 às 08h19m
Deputado Antônio Moraes (PP) deverá anunciar desistência da disputa pela presidência da Alepe e Álvaro Porto (PSDB) terá vitória tranquila
Bancada do Partido Progressista (PP), anuncia apoio ao tucano na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Faltando dois dias para as eleições da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Casa já dá sinais de que possui um vencedor na disputa pela presidência. Isso porque nos bastidores do Legislativo estadual corre a informação de que o deputado Antônio Moraes (PP) desistiu da vaga, abrindo alas para o deputado Álvaro Porto (PSDB). Já que os dois parlamentares eram os únicos nomes na disputa pela presidência da Alepe, a saída do progressista dá a vitória ao tucano, que recebeu o apoio do PP.
As eleições para a mesa diretora ocorrem no próximo dia 1º de fevereiro, quando os deputados eleitos e reeleitos tomam posse, sendo dada início a 20ª legislatura da Casa.
Dos 49 deputados estaduais que integram a Alepe, o tucano Álvaro Porto já conta com o apoio de praticamente 35 parlamentares, robustez que será ampliada com o apoio do PP, segunda maior bancada da Alepe, com oito deputados eleitos, atrás apenas do PSB, com 14.
Outro cargo que também é motivo de disputa acirrada na casa é a Primeira-secretaria, que tem como preferido o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), que assim como Porto, tem recebido apoios estratégicos na Casa, como dos partidos PSB, PT, PV, Republicanos, PL, que apoiam as candidaturas de Gouveia e Álvaro Porto.
Além desses, outros cargos que estarão em disputa na próxima quarta-feira serão: o 1º e 2º vice-presidente, bem como a 2ª, 3ª e 4ª secretarias.