28/01/2021 às 23h23m - Atualizado em 29/01/2021 às 06h32m
Morre segundo paciente com covid-19 transferido do Amazonas para o Recife
Homem de 64 anos estava intubado no Hospital de Referência à Covid-19 em Boa Viagem
Morreu nesta quinta-feira (28), mais um paciente transferido do Amazonas para Pernambuco, e que estava internado do Hospital de Referência à Covid-19 - unidade Boa Viagem (antigo Alfa).
O homem tinha 64 anos e chegou ao serviço na madrugada da terça-feira (26). Ele estava intubado, recebendo medicação e assistência da equipe multiprofissional da unidade.
Esse é o segundo paciente do Amazonas que veio a óbito - o primeiro faleceu na última quarta (27) no Hospital das Clínicas, que possui gestão federal.
Liberação do corpo
Todos os procedimentos legais para liberação e transporte dos corpos ao Estado de origem estão sendo providenciados pelo Governo do Amazonas em parceria com o Ministério da Saúde.
Primeira morte
Um dos 26 pacientes com covid-19 transferidos de Manaus para o Recife após a rede de saúde pública da capital amazonense colapsar morreu ontem (27). Em nota, o Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informou que o óbito se trata de um homem de 50 a anos que estava internado no hospital-escola localizado na Zona Oeste da capital pernambucana desde a última terça-feira (26). O comunicado informa ainda que o HC-UFPE e a Rede Ebserh se solidarizam pela perda.
No boletim sobre a situação da pandemia no Estado, a SES-PE também relatou o óbito, informando que a vítima não resistiu ao agravamento de seu quadro clínico. Esta foi a primeira morte registrada entre os pacientes trazidos de Manaus para o Recife.
Ainda de acordo com o HC, outros 12 pacientes de Manaus com covid-19, internados no hospital universitário, estão estáveis e apresentam melhora no quadro clínico. Três destes estão na Unidade de Terapia Intensiva e nove na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias. O hospital-escola finalizou afirmando que "continuará sua atuação comprometida no enfrentamento da Covid-19", reiterando "o empenho de todos os profissionais envolvidos".
Rádio Jornal