18/01/2025 às 09h30m
Prefeitura de Ferreiros anuncia corte de transporte escolar de alunos do ensino particular e pais e mães ficam revoltados; esse auxílio do município aos estudantes existe há 36 anos
Os ônibus escolares deixarão de se deslocar com os estudantes para Timbaúba a partir do mês de março.
Dezenas de alunos de escolas particulares terão o serviço de transporte escolar interrompido por determinação da Prefeitura de Ferreiros, na Mata Norte de Pernambuco. De acordo com denúncias, os familiares dos alunos receberam o comunicado nesta sexta-feira (17), que os seus filhos, que atualmente utilizam o transporte escolar gratuito para se deslocar até o município de Timbaúba, não contarão mais com esse auxilio a partir do mês de março.
Após a reunião com os pais e mães dos estudantes, no qual não teve a presença do prefeito Zé Roberto, a reclamação e a revolta tomaram conta do local. A atitude do Governo Municipal também gerou descontentamento e muita polêmica nas ruas da cidade.
Mesmo após a desaprovação do corte por parte dos familiares, o município não mudou de ideia e manteve a decisão, e a partir de março os ônibus escolares deixarão de transportar os alunos para Timbaúba. Mediante a isso, os pais e as mães terão que pagar do próprio bolso para que seus filhos possam frequentar as unidades de ensino.
Segundo informações, no município existe uma Lei que autoriza esse tipo de transporte que existe desde 1989, e até então, nunca foi cogitado o corte. Durante 36 anos, o Governo Municipal ofereceu suporte aos alunos de Ferreiros para comparecerem as aulas nas escolas particulares de Timbaúba.
“A cidade sofre com a falta de água, teve aumento no salário do prefeito e dos secretários, foram criados vários cargos comissionados, tudo isso é um gasto desnecessário para o município. Dinheiro para aumentar os próprios salários tem na prefeitura e para educação não tem, cortando transporte escolar de alunos. É uma medida antipopular que prejudica dezenas de pais e mães de famílias”, relatou ao Agora Nordeste uma mãe de aluno que preferiu ter a identidade preservada.
Reajuste no piso nacional do magistério
Esta semana, o prefeito Zé Roberto utilizou as redes sociais para anunciar o reajuste no piso salarial dos professores da rede municipal de ensino. O percentual é concedido pelo Governo Federal, e é automático para todos os municípios. O reajuste de 6,27% no piso nacional do magistério, previsto pela Lei Federal n°11.738/2008, está sendo aplicado neste mês de janeiro de 2025.
O Agora Nordeste entrou em contato com a Prefeitura de Ferreiros por e-mail solicitando pronunciamento sobre o corte do transporte escolar dos alunos do ensino particular, mas até a publicação dessa matéria não obteve resposta. O espaço continua aberto para qualquer esclarecimento a população ferreirense.