11/01/2022 às 19h41m - Atualizado em 11/01/2022 às 23h50m
Aeroporto do Recife tem ao menos 12 voos cancelados devido ao aumento de casos de Covid-19 e Influenza
Somente nesta terça (11), 11 voos da Azul e um da Latam foram cancelados, de acordo com os registros disponíveis no site da Infraero. Na segunda (10), foram ao menos 22 cancelamentos.
Ao menos 12 voos saindo do Aeroporto Internacional do Recife foram cancelados nesta terça-feira (11), devido ao aumento de casos da Covid-19 e de Influenza A H3N2. Do total de partidas canceladas nessa data, 11 foram da Azul Linhas Aéreas, e uma foi da Latam Airlines Brasil. As informaçÕes são do G1 PE.
O número de voos cancelados está disponível no site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O voo da Latam que não foi realizado foi o de número 03563, para Guarulhos (SP). Também houve o cancelamento desse mesmo trajeto na segunda (10), junto com outras 21 partidas previstas para o aeroporto, na Zona Sul da cidade.
Com base na consulta feita pelo g1 no site da Infraero, por volta das 9h, os voos cancelados nesta terça-feira (11) foram os seguintes:
Latam
- 03563 Guarulhos (SP)
Azul
- 04068 João Pessoa
- 04072 Campina Grande (PB)
- 02817 Fortaleza
- 02718 Aracaju
- 04560 João Pessoa
- 02750 Maceió
- 04201 Congonhas (SP)
- 02742 Aracaju
- 04672 Petrolina (PE)
- 04482 João Pessoa
- 02872 Maceió
O que dizem as companhias aéreas
Questionada pelo g1, a Latam informou que precisou cancelar, no Brasil, cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados para o mês de janeiro de 2022. "A Latam lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade", disse a empresa, por meio de nota.
A relação de voos impactados pelo aumento de tripulantes doentes fica disponível na internet, assim como a orientação do que fazer em caso de cancelamento de voos. Segundo a empresa, é possível remarcar a viagem sem multa ou diferença tarifária, ou solicitar o reembolso da passagem.
A Azul não respondeu até a última atualização desta reportagem. No entanto, na segunda-feira (10), a empresa disse que não detalhava a quantidade de cancelamentos, mas reconheceu que, "por razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados".
Ainda na mesma nota, a Azul reforçou que os tripulantes que tiveram dispensa médica, "em sua totalidade", estavam com sintomas leves. A companhia também disse que mais de 90% das operações funcionavam normalmente na segunda (10) e que os clientes afetados "estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia".
Os consumidores prejudicados pelos cancelamentos devem entrar em contato com as empresas para reagendar ou solicitar reembolso. Segundo a gerente-geral do Procon estadual, Danyelle Sena, a vigência de uma norma que permitia empresas a devolverem os valores em até um ano acabou em dezembro de 2021 (veja vídeo acima).
"Falando especificamente sobre reembolso, tinha uma medida que vigorou durante a pandemia que ele [empresas aéreas] tinha um prazo de 12 meses, a contar da data do voo, para que fizesse esse reembolso. Agora, com a regra que volta a valer, ele tem um período de reembolso de sete dias, a contar do pedido do consumidor", explicou Danyelle.