06/01/2024 às 01h44m
- Atualizado em
06/01/2024 às 02h37m
Um homem identificado como Bruno Henrique, de 26 anos, morreu após pisar em um fio de alta tensão de 13.800 volts no sítio Marista, no bairro Dois Irmãos, Zona Norte do Recife, na manhã desta sexta-feira (5).
Um amigo contou que a vítima estava tentando colher mangas em uma árvore quando encostou no fio. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o homem, mas ele morreu antes mesmo que a corporação chegasse ao local.
De acordo com a Polícia Civil, “a equipe da Delegacia da Macaxeira está realizando os procedimentos relativos ao caso”. Também foi comunicado pela PC que o caso segue sob investigação até a completa elucidação do ocorrido.
Por meio de uma nota, a Neoenergia informou que lamenta o acidente e que “está apurando as causas da ocorrência. Análises preliminares indicam contato acidental com a rede de distribuição após eventual acesso a uma área privada. A empresa reitera que está coletando informações para colaborar com as investigações das autoridades competentes”.
O cenário de fios caídos e enrolados é comum na Região Metropolitana do Recife. Muitos pedestres precisam ficar atentos ao andar pelas calçadas para não acabarem encostando nas fiações, que muitas vezes chegam a estados como este após chuvas e tentativas de roubo.
Em dezembro de 2021, três pessoas morreram após um fio de alta tensão se partir e cair na Rua Câmara Lima, no Beco da Colônia, em Jaboatão dos Guararapes. Vídeos que circularam nas redes sociais na época do ocorrido mostravam uma cortina de fumaça ao redor das vítimas.
Acidentes como estes podem acontecer pois a maior parte da rede elétrica é desencapada ou não possui isolação. Alguns fios são cobertos por uma capa que serve apenas para proteger do sol e da chuva.
As linhas de alta tensão ficam localizadas na parte mais alta dos postes, por onde passam 13 mil volts ou mais. A distância de 15 centímetros é o suficiente para causar uma descarga elétrica capaz de ocasionar queimaduras, mutilações e até a morte.